18:16

Confira análise do Magick Trackpad da Apple

Quem tem notebook já conhece bem como funciona um trackpad. Aquela área 'quadradinha' na qual, arrastando o dedo, é possível controlar o cursor do seu computador sem o auxílio de um mouse é consenso entre todos os fabricantes de computadores portáteis, apesar de contínuas reclamações dos usuários.

Certamente você já presenciou a cena de alguém tirando um notebook da mala e imediatamente conectando um minimouse USB. Seja por costume ou por dificuldade em ligar com o reduzido espaço do trackpad em um portátil, é fato que a maioria das pessoas não utiliza a área sensível para controlar o computador.

A principal estranheza do Magic Trackpad vem justamente daí. Enquanto no reino dos notebooks o acessório é praticamente ignorado, a Apple resolveu lançar uma versão desktop do periférico, e aparentemente obteve resultados expressivos de venda e de opinião. Será o "campo de distorção da realidade" de Jobs em ação novamente?

A prancha da Apple A pequena prancha da Apple é, basicamente, uma mistura entre o trackpad dos MacBooks mais recentes com o belíssimo teclado Bluetooth de Cupertino. Aliás, o perfil do Magic Trackpad é exatamente igual ao do teclado, permitindo que ambos sejam colocados lado a lado e se pareçam com uma única peça.

Em termos de hardware, o único requisito para utilizar o Magic Trackpad é uma antena Bluetooth. Como esse dispositivo é padrão em todos os Macs, ninguém terá problemas em poder ou não utilizar o periférico no seu computador Apple.

Já em relação ao software, além de exigir o Mac OS X Snow Leopard (10.6.4 ou superior), é necessário também atualizar o driver Bluetooth e o painel de Preferências do sistema para que o computador reconheça o Magic Trackpad. O download pode ser feito via Atualização de Software ou pelo site da Apple.

APROVADO: o que chamou a nossa atenção

Conforto e ergonomia A quantidade de usuários de computador que sofre de males relacionados ao teclado e ao mouse é enorme. Lesões por esforços repetitivos são comuns em digitadores e outros profissionais que passam a vida em frente a um PC.

O Magic Trackpad oferece ao usuário uma experiência completamente diferente de utilização e, ao menos pelo período de testes aqui no escritório do Baixaki, pareceu bem menos exigente em relação ao pulso do usuário do que um mouse comum.

Além disso, o tamanho do Magic Trackpad une facilidade de transporte com praticidade. Apesar de ser muito maior que seus parentes de notebooks, a área sensível do acessório não é tão grande a ponto de ser desconfortável.

O mesmo pode ser dito do "botão" do Magic Trackpad. Na verdade, o aparelho conta com dois botões minúsculos localizados nos "pés" do acessório, e ambos podem ser ativados com um único comando - padrão da Apple - ou com dois botões diferentes, como em mouses comuns. A opção de "tap" (pancadinha) também existe e garante que não seja necessário muito esforço para fazer o Magic Trackpad funcionar.

Multitoques Se você já teve a oportunidade de utilizar um iPhone, iPad ou mesmo um MacBook mais recente, você sabe exatamente qual a sensação de utilizar a capacidade multitouch do Magic Trackpad.

A superfície ativa do periférico é de vidro e oferece uma sensação de solidez sem o atrito encontrado em tablets e mesas digitalizadoras comuns. A velocidade de resposta a qualquer comando é extremamente alta e o controle do sistema através de gestos é muito agradável.

Além da rolagem vertical e lateral disponível desde os primeiros MacBooks brancos (ainda na época da troca pelos chips Intel), o Magic Trackpad oferece possibilidades configuráveis para toques de até quatro dedos simultâneos.

Configuração Depois de instalado o painel de preferências para trackpads e pareado o periférico, a primeira coisa a fazer é unir esses dois eventos à ação básica de quando se adquire um "brinquedinho" novo: definir como ele deverá funcionar.

As preferências do Magic Trackpad são simples e diretas, sendo compreendidas rapidamente graças às ilustrações em vídeo exibidas na janela. Ao selecionar uma ação, a simulação do funcionamento daquele gesto é exibida automaticamente, ensinando como proceder para cada finalidade desejada.

Design Como era esperado de um produto com a marca da maçã, o visual do Magic Tackpad é elegante e estiloso. Feito com o mesmo alumínio utilizado no teclado sem fio para Macs, a prancha sensível de Steve Jobs completa o visual Apple de qualquer mesa de trabalho com simplicidade e eficácia.

REPROVADO: do que esperávamos mais

Instalação Apesar de ser compreensível que novos Macs já venham com suporte para o Magic Trackpad instalado de fábrica, o lançamento do periférico não significou, naturalmente, que todos os computadores já vendidos pela empresa seriam incompatíveis com o equipamento.

Ainda assim, ao comprar um Magic Trackpad você será obrigado a baixar - do site da Apple - os drivers e atualizações necessárias para a instalação do acessório. Esses downloads são obrigatórios sim, já que na caixa do Magic Trackpad não existe disco de instalação.

Precisão Mesmo que o Magic Trackpad seja muito parecido com uma mesa digitalizadora, utilizá-lo para tal é tarefa praticamente impossível. Por ser acionado com os dedos, e não através de uma stylus, a precisão obtida com o acessório não é suficiente para atividades normalmente realizadas com tablets. Tratamento de imagem, desenho e ilustração - por mais que possam ser feitos com o Magic Trackpad - não contam com a mesma facilidade que uma Wacom ou Genius, por exemplo, oferece.

Da mesma forma, se você trabalha com muitas janelas e precisa movimentar conteúdo entre elas com rapidez, será relativamente comum algo não acontecer como você espera.

Vale principalmente para quem não gosta do mouse ou para aqueles usuários com uma predisposição maior a desenvolver lesões relacionadas aos movimentos limitados e repetitivos, comuns a esse tipo de equipamento. O Magic Trackpad garante a esse tipo de usuário uma experiência bem distinta durante a utilização normal do computador.

Porém, se ao comprar o Magic Trackpad o usuário acredita estar adquirindo uma tablet como as Wacom, o engano não poderia ser maior. Apesar de extremamente prática e - depois de um tempo para se acostumar com os diferentes métodos de ativação - ágil, o Magic Trackpad não é preciso, e trabalhos mais detalhados ainda são realizados de maneira mais eficaz e com maior qualidade usando um mouse.

19:29

Messi acorda no fim, mistão dá conta do recado, e Argentina pega o México

O capitão da Argentina entrou em campo para enfrentar a Grécia nesta terça-feira de uniforme azul escuro, tarja no braço esquerdo, número 10 nas costas e status de dono do time. No estádio Peter Mokaba, em Polokwane, Lionel Messi era uma cópia fiel do Maradona de 1994, que vestiu o mesmo figurino há 16 anos para fazer seu último gol em Copas, justamente contra os gregos. Com o Pibe à beira do campo, Messi não chegou a brilhar. Mas acordou nos minutos finais, acertou uma bola na trave e viu o mistão dos hermanos vencer por 2 a 0, garantindo o primeiro lugar do grupo B e o passaporte para enfrentar o México nas oitavas de final.

Os gols saíram dos pés de Demichelis – justo ele, criticado por lambanças anteriores – e Palermo, que entrou no segundo tempo. Bem marcado, Messi apanhou o jogo todo e demorou para justificar as coincidências com Maradona. Ganhou a braçadeira que vinha sendo usada por Mascherano e não chegou a repetir atuações históricas como a de seu atual técnico no Mundial do México, em 1986, com o gol de placa e a Mão de Deus que completam exatos 24 anos nesta terça. Naquela ocasião, a Argentina também jogou de azul, contra uma Inglaterra que vestia branco feito os gregos de agora.

A dois dias de completar 23 anos, Messi tornou-se o capitão mais jovem da história argentina em Mundiais, superando Passarella, que em 1978 tinha 25. Em 1986, Maradona foi o capitão com 26. O treinador cumpriu a promessa de poupar seus jogadores (só Samuel está machucado e Gutierrez suspenso) e escalou apenas quatro titulares: Messi, o goleiro Romero, o zagueiro Demichelis e o meia Verón, recuperado de lesão.

A Argentina termina a primeira fase com nove pontos, três vitórias, sete gols marcados e apenas um sofrido. No outro jogo do grupo B, Coreia do Sul e Nigéria fizeram uma disputa dramática e empataram em 2 a 2. Melhor para os coreanos, que avançam em segundo lugar, com quatro pontos, para encarar o Uruguai. Gregos, com três, e nigerianos, com um, estão fora da Copa.

O jogo

Antes de a bola rolar em Polokwane, um momento família. Carlitos Tevez, que não jogou, foi até a torcida e pegou a filha no colo. Dentro do gramado, virou a menina de cabeça para baixo, a colocou nas costas, caminhou de mãos dadas e se divertiu como se estivesse no quintal de casa.

Do outro lado, o técnico Otto Rehhagel não queria saber de brincadeira. Ainda confiante na classificação, ele não se expôs diante do time B de Don Diego: deixou Samaras solitário no ataque e armou sua retranca, com Sokratis na cola de Messi.

Se a intenção dos gregos era amarrar o jogo, o primeiro tempo foi um sucesso: pouca coisa aconteceu no gramado. Os primeiros lances de perigo só vieram aos 17 minutos, quando o goleiro Tzorvas fez duas boas defesas em chutes de Agüero (dentro da área) e Verón (fora dela).

Messi só deu as caras aos 22, quando driblou Sokratis e levou a primeira pancada do dia. Por falar em pancada, Papadopoulos levou a pior numa dividida e deixou o campo com a boca sangrando. Voltou com um gigantesco chumaço de algodão na boca.

Como a Grécia não incomodou durante todo o primeiro tempo, a Argentina resolveu agir. Tudo bem que as duas melhores chances só vieram aos 45 minutos. Primeiro com Máxi Rodriguez, que recebeu livre na área e bateu para a defesa de Tzorvas. O goleiro apareceu de novo logo em seguida, espalmando para escanteio um chute de Messi, que deu um corte seco no zagueiro e bateu de fora da área.

Na saída para o intervalo, Maradona parecia bravo. Ao contrário dos dois primeiros jogos, quando cumprimentou todos os jogadores, caminhou direto para o túnel com cara de poucos amigos.

Logo no segundo minuto da etapa final, Demichelis deixou o Pibe mais zangado ainda. Após falhar grosseiramente no gol da Coreia do Sul na rodada passada, o camisa 2 caiu sentado em disputa de bola com Samaras, que recebeu lançamento longo, passou pelo zagueiro, invadiu a área e bateu cruzado, rente à trave de Romero. Do lado de fora, Maradona só cruzava os braços.

Os gregos apostavam em Samaras contra a duvidosa defesa argentina. Mas o camisa 7 ficava sozinho na frente, recebendo chutões. Do outro lado, Messi rodava de um lado para o outro. Parecia procurar Tevez, Di Maria, Higuaín... chegou a trombar com Maxi Rodríguez, que não saiu de sua frente em uma jogada aos oito. Quatro minutos depois, o outro Rodríguez, Clemente, arriscou de longe, para fora.

A torcida argentina, maioria entre os 38.891 presentes no estádio Peter Mokaba, se empolgou. Mas os hermanos só voltaram a ter uma chance dez minutos depois. A antepenúltima de Messi. Em uma falta de longe, o camisa 10 bateu bem, e Tzorvas salvou.

O gol argentino começou a amadurecer aos 24. Verón cobrou escanteio, Demichelis raspou de cabeça, a bola ficou com Bolatti na pequena área e o volante chutou em cima do goleiro. Cinco minutos depois, uma cena digna de “Trapalhões” na defesa grega. Tzorvas chutou a bola, mas ela bateu em Moras e saiu. O goleiro ficou zangado e reclamou do posicionamento do volante.

Aos 32, enfim, o gol argentino. Messi cobrou escanteio da esquerda, e Demichelis se redimiu das lambanças. Ele cabeceou, a bola bateu no braço de Diego Milito e voltou para o zagueiro, que encheu o pé: 1 a 0, 100% de aproveitamento. A torcida pediu “vamos, vamos”, e a Argentina foi.

Messi ainda teve mais duas oportunidade. Uma aos 40, resultado de uma tabelinha com Di Maria e um chute de fora da área que explodiu na trave. Depois, aos 43, costurou de novo a defesa adversária e bateu para mais uma defesa de Tzorvas. Desta vez, a Jabulani sobrou redonda para Martin Palermo. O atacante empurrou para dentro e fechou o placar em 2 a 0. Claro, ganhou abraço e beijo do chefe. Messi não balançou a rede, mas ao menos justificou a braçadeira que carregava no braço.

17:01

Tráfego aéreo no Brasil cresce 20% em maio sobre 2009, diz Anac

SÃO PAULO, 14 de junho (Reuters) - O tráfego aéreo dentro do Brasil avançou 20,2% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta segunda-feira a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o crescimento é de 29,86%.

A ocupação dos aviões no mercado interno também subiu, atingindo 60,31% em maio, ante 59,19% no mesmo mês de 2009.

Em comunicado, a Anac destacou o avanço da presença de empresas aéreas de menor porte no setor. As quatro companhias aéreas atrás de TAM e Gol alcançaram, juntas, participação de quase 18% do mercado em maio, frente a 12,4% em igual intervalo do ano passado.

A TAM ficou com 40,88% do total de passageiros transportados dentro do país, seguida pela Gol, com 40,18%. O dado da TAM não inclui a fatia de 0,16% da empresa aérea regional Pantanal, que foi comprada em dezembro passado.

A WebJet, em terceiro lugar, ficou com 6,26% de market share em maio. A Azul aparece com 5,93% do mercado doméstico e a Avianca, nova marca da OceanAir, chegou a 3,17% de participação no mês passado. A companhia aérea Trip apresentou fatia de 2,53% do mercado brasileiro.

Vôos internacionais

A demanda nos voos internacionais operados por companhias aéreas brasileiras --apenas TAM e Gol-- apresentou incremento de 21,03% em maio na comparação anual, enquanto de janeiro a maio a alta acumulada foi de 11,69%, segundo a Anac.

Em maio, a TAM ficou com 87,93% dos passageiros que voaram ao exterior, enquanto a Gol apresentou market share de 12,07%.

A ocupação nas aeronaves das companhias aéreas brasileiras no segmento internacional em maio atingiu 74,20%, alta de quase 12 pontos percentuais sobre um ano antes, quando foi de 62,36%.

17:38

Tecnologia para crianças

As ferramentas tecnológicas fazem parte da nossa vida, hoje não temos mais como nos desvincular delas. As crianças precisam, sim, ter acesso às possibilidades oferecidas pela tecnologia, mas de uma forma organizada e orientada para que possa levar a um efetivo aprendizado. O uso descontrolado da tecnologia, tanto no ambiente escolar, como em casa, às vezes atrapalha o aprendizado da criança. Tudo em excesso faz mal. A tecnologia não pode substituir as relações pessoais como o convívio com os colegas de sala de aula e familiares, isso faz parte do aprendizado e não pode ser esquecido. Ao observar essas questões, a tecnologia é, sem sombra de dúvida, uma grande ferramenta pedagógica, pois coloca à disposição do aluno um universo de possibilidades impossíveis com o tradicional 'giz e quadro-negro'. Não há uma idade pré-estabelecida para o início do contado com a tecnologia. Hoje em dia, já se nasce imerso numa sociedade que não vive sem tecnologia. O que deve existir é a atenção dos pais com relação ao "como" as crianças estão usando esses equipamentos tecnológicos deixando de lado outros tipos de brincadeiras sadias, que são necessárias ao seu desenvolvimento. A nova geração precisa ter um crescimento intelectual e físico combinados, não é possível substituir todos os tipos de diversão pelo videogame ou o laptop. Não existem "regras" para um uso pedagógico das tecnologias. Entretanto, é importante seguirmos algumas orientações que contribuem para o uso pedagógico das tecnologias. O bom senso é imperativo, nesse caso. Portanto não deixar o computador no quarto das crianças é um bom artifício para afastá-las da obsessão por ver, a todo momento, e-mails, games e sites de relacionamento (orkut). Estipular um horário para que a criança fique na frente do computador também é um bom mecanismo. É bom ter um tempo pra divertimento na frente da máquina e uso dela pra fins pedagógicos, como pesquisa para um trabalho, etc. Mostrar para os filhos outras possibilidades que a Internet pode oferecer como pesquisas, visitas a museus, bibliotecas, pode fazer com que eles descubram um universo novo e inexplorado da web. Conversar sobre os perigos que podemos encontrar na rede, como sites perigosos ou pessoas mal intencionadas, vírus e outras formas de lixo eletrônico, lembrar que a criança nunca pode dar seu endereço ou número de telefone para quem não conhece etc. A tecnologia também pode ser um mecanismo de aproximação entre pais e filhos. Os pequenos são muito ligados em instrumentos como, por exemplo, MSN, orkut, etc., se você pai ainda não está integrado nestas mídias, peça ajuda a seu filho para criar e participar. Não esqueça que nada substitui um abraço.

17:48

Lula: mundo desenvolvido faria escândalo se vazamento de óleo no Golfo do México fosse no Brasil Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta segunda-feira (31/5) o vazamento de óleo que ocorre no Golfo do México desde abril deste ano. Segundo ele, o mundo desenvolvido teria feito um “escândalo” se acidente semelhante tivesse ocorrido com a Petrobras, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. “Acho engraçado como a imprensa trata uma coisa dessas. Imagina se fosse a Petrobras. Imagina se fosse aqui na Baía de Guanabara, o escândalo que o mundo desenvolvido teria feito contra nós. Imagina quantas matérias contra o Brasil, que [diriam que] não sabe tomar conta do seu nariz”, disse Lula, na abertura do 10º Michelin Challenge Bibendum, no Riocentro, no Rio de Janeiro. O vazamento de óleo ocorreu em em poço da empresa britânica BP, no Golfo do México, na Costa Sul dos Estados Unidos.

10:41

Guia de Compra de Notebooks de Última Geração

Já conseguimos avançar bastante desde que os notebooks chegaram ao mercado pela primeira vez. Antes, os notebooks não eram apenas pesados, mas também faltavam recursos que são muito comuns nos notebooks atuais. Por exemplo, poucas pessoas poderiam imaginar em estar conectadas com a internet enquanto estão sentadas em um ambiente com a ajuda de um cartão sem fio conectado ao seu notebook. Igualmente, em suas versões mais antigas, eles não tinham espaço suficiente para armazenar uma coleção dos seus filmes favoritos. Graças à inovação constante na tecnologia dos notebooks, começamos a ter mais facilidades do que podíamos imaginar. Como a demanda dos viajantes de negócios por notebooks mais eficientes está em ascensão, os fabricantes de notebooks estão investindo em tempo e recursos para encontrar respostas para os seus consumidores em potencial. Não é necessário dizer que, os notebooks atuais trouxeram com eles um vasto leque de características fáceis de usar. Entretanto, não são todos os notebooks que têm características que você esperaria para a sua conveniência. Os notebooks que têm características mais sofisticadas e convenientes tais como facilidade de armazenamento, velocidade de processamento mais rápida e peso mais leve, vêm com um preço que não está ao alcance de todos. Além disso, os fabricantes levaram em consideração as necessidades específicas dos usuários de notebooks. De modo que, aqueles que não precisam desses recursos não devem se preocupar sobre os preços mais elevados. Levando em conta a complicada escolha de um notebook, algumas dicas de como realizar uma boa compra certamente vão ajudar os compradores. Aqui estão: CPU: Vejamos com realismo - o aspecto mais importante para uma experiência conveniente em computação é a velocidade de processamento. Independentemente de suas exigências, a maior parte dos compradores prefere comprar notebooks com dois processadores. Entretanto, eles certamente irão custar bem mais do que a maioria dos notebooks de baixo orçamento. Se você quer uma combinação de economia e mobilidade, você encontrará vários notebooks com baixo custo com os processadores Celeron da Intel. Embora eles não tenham uma excelente performance em termos de velocidade do processador, entretanto, eles satisfazem a maioria das suas necessidades de computação básica. RAM: Tecnicamente, se o seu notebook tem uma boa RAM para atender as suas exigências específicas, você sempre apreciará trabalhar com o seu laptop. Quando de trata da RAM de um notebook, basicamente vai depender das suas necessidades de computação. Por exemplo, se você quer apenas usá-lo para algumas aplicações básicas, uma RAM de 1GB deverá ser suficiente. Do mesmo modo, uma RAM de 1.5 GB será essencial para o seu notebook se você está pensando na edição da foto e no jogo 3D sem levar em conta as aplicações básicas. Considere uma RAM de 2 GB ou uma RAM mais elevada como parte da configuração do seu notebook se você fizer trabalhos gráficos com seriedade, edição de vídeo e jogos em 3D de alto desempenho. Mobilidade: Os fabricantes de notebook tem sempre dado ênfase no fator de mobilidade para promover suas novas edições de notebooks. A maioria dos notebooks está cada vez mais fino como principal característica. Enquanto um notebook fino e leve é definitivamente melhor para viajantes freqüentes, estes notebooks não têm alguns recursos adicionais como o leitor ótico interno, discos rígidos grandes e rápidos, e portas extras. Adicionalmente, enquanto a maioria dos notebooks se vangloria sobre o seu baixo peso, praticamente, o seu notebook de sacola incluirá também o peso do seu adaptador elétrico entre outros acessórios. Então, o peso total do seu laptop de sacola será bem maior do que o anunciado pelos vendedores. Preço e garantia: a maioria dos notebooks de baixo preço não os mais indicados para você no caso de você trabalhar com eles por muito tempo. Alguns de seus componentes podem não suportar as programações de trabalho de acordo com a demanda e são propensos a terem problemas dentro de curto espaço de tempo. Também, você provavelmente não terá uma extensão de garantia nestes notebooks mais baratos. Preferivelmente, você deverá comprar um notebook que ofereça pelo menos 3 anos de garantia. Embora ele vá custar um pouco mais do que você pretendia gastar inicialmente, vai valer a pena com o passar do tempo. Lembre-se, você não compra um notebook a cada ano.

17:14

Tecnologia vs ciência

"Gosto de tecnologia", "gosto de informática", "quero fazer ciência da computação porque gosto de tecnologia" são frases típicas do cotidiano. Separar os conceitos de "tecnologia" e "ciência" não é uma tarefa fácil para todoso e, a compreensão desses termos torna o vocabulário "informatiquês" mais correto.

O capítulo 0 do livro "Algoritmos estruturados", de Harry Farrer, conceitua bem, digamos de maneira indireta, a diferença entre tecnologia e a ciência da computação, sendo o primeiro apresentado sempre incluído dentro da explicação do último. Conseguinte, é explanada a ciência, seguida de explicações sobre as tecnologias que a concretiza.

A computação resume-se na palavra imobilidade, onde o avanço do tempo e do desenvolvimento não atinge seus conceitos, que são universais. Essa ciência é a base, a estrutura para a evolução da tecnologia, e ela é um "esqueleto", uma estrutura que não muda do o início ao final da história da informática.

Já tecnologia é algo digamos que "passageiro", que surge para melhorar e colocar em prática a ciência, dar forma à ela, implementando avanços,e melhorias e criações desenvolvidas em laboratórios. A tecnologia é o que chega às mãos do consumidor ou do usuário.

Um exemplo do próprio livro seria a parte de memórias de um computador, diferenciando assim tecnologia de computação. Sabemos que memória é algo essencial à informática, tanto em questões de gravação de dados quanto desempenho, ou mesmo o funcionamento; é algo que não vai ser alterado, em quentões científicas, muito menos extinguido. Então, conclui-se que, a memória é uma fatia da computação.

Contudo, como também citado no texto de Farrer, existem diversos tipos de memória, entre as exemplificadas a magnética e semicondutoras. Até fala-se desta última, nos seguintes termos "Com a evolução da eletrônica, os computadores (...) tornaram-se rápidos (...) graças ao desenvolvimento de circuitos integrados", ou seja, o próprio texto afirma que este foi um tipo, uma forma e técnica de memória criado com o tempo, seguindo o processo evolutivo da informática. Em outras palavras, foi uma nova tecnologia formada, para fazer com que as memórias progredissem. Essas substituíram outra técnica no passado e podem muito bem serem também no futuro, com o avanço, por exemplo, da quântica; é algo volátil, que pode ser transformada ou sobrescrita.

Carlos E. Morimoto tá um belo exemplo disso, em seu tutorial sobre "As diferentes tecnologias de memória RAM" (http://www.guiadohardware.net/tutoriais/tecnologias-ram/):

"A memória RAM é bastante rápida e oferece tempos de acesso brutalmente mais baixos que o HD, mas possui a desvantagem de perder os dados armazenados quando o micro é desligado, daí a necessidade de salvar os arquivos periodicamente. (...)

Além dos diferentes tipos de memória RAM, existem também outras tecnologias de memórias de acesso aleatório, como as SRAM e mais recentemente as MRAM. Temos ainda as onipresentes memórias flash, que concorrem com os HDs como mídia de armazenamento, que veremos em detalhes mais adiante."

11:30

Após 15 anos, profecias de Gates mostram acertos e erros

Muitas pessoas tentaram adivinhar como seria a vida após o surgimento da internet. Uma delas foi Bill Gates, que lançou há 15 anos o livro The Road Ahead (A estrada do Futuro, em português). Repleto de previsões do fundador da Microsoft para o futuro, o livro erra mais justamente em adivinhar o impacto da web, cujo papel - estimava - seria menor do que é.

Gates errou ao imaginar que o e-mail diminuiria as reuniões de trabalho, o impacto das redes sem fio e o comércio eletrônico, por exemplo. Mas, sem contar fatores sociais, focando apenas no avanço da tecnologia, o ex-chefe da Microsoft fez afirmaçõs que atualmente parecem óbvias, mas há 15 anos atrás soavam proféticas.

O site americano The Atlantic comparou algumas delas e o que aconteceu.

Redes Sociais Previsão: "A informação não só irá tornar mais fácil manter o contato com amigos distantes, mas também irá nos permitir fazer novos amigos. Amizades formadas através da rede conduzirão naturalmente a um encontro em pessoa".

Veredito: Acertou e errou. A rede social acabou se tornando um dos aplicativos mais importantes dos últimos tempos. O Facebook tem mais de 400 milhões de usuários registrados em todo o mundo e inúmeras outras redes sociais estão criando novas conexões entre as pessoas. Mas as amizades formadas online não levam, normalmente, a encontros face a face.

Videoconferência Previsão: "Computadores pessoais terão câmeras integradas ou aparelhos de televisão que irão nos permitir estar presentes em reuniões através de imagens e qualidade de som muito superiores e com preços mais baixos".

Veredicto: Acertou. As webcams estão integradas em quase todos os notebooks e também podem ser compradas a preços acessíveis. As videoconferências permitem a economia em viagens e melhoram a disponibilidade para reuniões virtuais.

Email Previsão: Gates escreveu: "O email e as telas compartilhadas irão eliminar a necessidade de muitos encontros. Quando exitir alguma reunião presencial, esta será mais eficiente porque os participantes já trocaram informações básicas por e-mail.

Veredito: Errou. A visão de Gates sobre o e-mail agora parece ingenuamente utópica por não contar com algumas questões inesperadas. Antes de qualquer coisa, o email fez as reuniões ficarem mais freqüentes e menos eficientes. "Você não leu esse email?" é provavelmente a pergunta mais comum levantada nas reuniões, que normalmente leva à ... outra reunião. Por algumas estimativas, cerca de 40% dos trabalhadores gastam pelo menos duas horas de trabalho lendo e respondendo emails.

Rede sem fio Previsão: "As redes sem fio do futuro serão mais rápidas, mas a menos que haja um grande avanço, redes com cabo terão uma largura de banda maior. Dispositivos móveis serão capazes de enviar e receber mensagens, mas vai ser caro, além de ser raro seu uso para envio de vídeo".

Veredito: Errou. Hoje, receber um vídeo por conexão sem fio não é caro nem incomum, na realidade, é tão comum que a maioria das pessoas o fazem sem pensar. Gates não previu que a rede sem fio ficaria mais barata e mais rápida, mas seu erro principal foi assumir que as novas tecnologias são adotadas principalmente em função da superioridade tecnológica, em vez de fatores sociais.

Compras online Previsão: "Pela possibilidade de acesso a vídeos, muitas vezes você vai ser capaz de ver exatamente o que você encomendou. Você não terá que se perguntar se as flores que você mandou para sua mãe por telefone eram realmente tão impressionantes como você esperava. Você vai poder assistir o florista fazendo o buquê e trocar o tipo de flor ou de arranjo, se quiser.

Veredicto: Errou. Gates estava certo sobre as transmissões em vídeo, mas esqueceu alguns fatores sociais e econômicos que determinam a sua utilização no comércio online. Como um florista irá encontrar tempo para realizar uma videoconferência com todos os clientes que encomendam flores para o Dia das Mães? Qual empresa poderia absorver as despesas criadas pela mudança de pedidos no último minuto? Este futuro é tecnologicamente possível, mas socialmente e economicamente inviável.

PCs de bolso Previsão: "Você vai ser capaz de levar o PC no bolso ou, para as mulheres, na bolsa. Ele irá exibir mensagens e horários. Também irá permitir que você leia e envie email e fax. Será possível ler a previsão do tempo, acessar jogos ou escolher entre as milhares de fotos de seus filhos"

17:08

Serra “rouba” palanques de Dilma nos Estados

Na tentativa de turbinar as candidaturas de seus presidenciáveis, o PSDB de José Serra e o PT de Dilma Rousseff duelam para conquistar o maior número de apoios regionais nas eleições deste ano. Enquanto petistas aumentam seu rol de alianças na chapa nacional, tucanos avançam sobre palanques em que, teoricamente, Dilma teria preferência.

As coligações, no entanto, só serão definidas nas convenções nacionais das legendas, que acontecem até o dia 30 de junho.

De acordo com o PSDB, o partido terá candidatos próprios ao governo em pelo menos 15 Estados. Em quatro, deverá contar com nomes dos partidos que compõem a aliança nacional de Serra e, no restante, avança para subir nos palanques de dissidentes dos partidos que devem fazer parte da coligação de Dilma.

A maior fonte dessas dissidências está no PMDB, que no Mato Grosso do Sul tentará reeleger André Puccinelli. Adversário político do PT no Estado, Puccinelli teve o apoio dos tucanos em 2006 e promete repetir a parceria neste ano.

Mais uma conquista do PSDB no campo adversário foi o apoio do PMDB em Pernambuco. Lá, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) é pré-candidato ao governo e já declarou ser “serrista” desde criancinha.

Outra possível traição do PMDB à aliança nacional ganha força no Rio Grande do Sul com o candidato do partido ao governo do Estado, José Fogaça. Embora negue qualquer acordo, Fogaça se reuniu com Serra em Porto Alegre no início do mês. Um dos fatores que ajudam nas especulações é eterna briga PT x PMDB no Estado.

O PSB do deputado federal Ciro Gomes (CE) também entrou na mira de Serra. Na Paraíba, o tucano vai contar com o apoio do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), que teve sua pré-candidatura ao governo alavancada pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), cassado em 2009 por irregularidades na campanha de 2006.

Seguindo pelo Nordeste, o possível apoio de Dilma à candidatura de Roseana Sarney (PMDB) no Maranhão levou o pedetista Jackson Lago para o lado tucano. O PDT, no entanto, é mais um dos partidos que devem fechar com a petista na disputa nacional até o fim de junho.

A exceção na conta dos tucanos é o Rio de Janeiro, onde o PSDB fechou acordo com o PV da presidenciável Marina Silva para apoiar a candidatura de Fernando Gabeira (PV) ao governo.

Serra ainda está com palanque indefinido no Distrito Federal e no Amazonas. No primeiro, o medo de se contaminar com respingos do escândalo que derrubou José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) faz com que o PSDB pregue a neutralidade mesmo com duas opções de palanque: Alberto Fraga (DEM) e Joaquim Roriz (PSC).

Já no Amazonas, a recusa do senador Arthur Virgílio (PSDB) em se candidatar fez com que os tucanos ficassem sem candidato ao governo do Estado. A opção deve ficar no apoio à candidatura do atual governador, Omar Aziz, do nanico PMN.

19:09

Tecnologia permite controlar robôs com o cérebro

Robô é manipulado por meio de ondas cerebrais. O instituto de pesquisa da fabricante de automóveis japonesa Honda e o Advanced Telecommunications Research Institute International (ATR) desenvolveram em conjunto uma tecnologia que permite a manipulação de robôs através de ondas cerebrais.

  • Veja a foto ampliada

    A tecnologia, chamada "Brain Machine Interface" (BMI), permite que a atividade natural do cérebro humano seja decodificada, tornando possível o controle, quase em tempo real, de um robô sem a necessidade de incisões na cabeça do usuário do sistema, afirmaram os institutos em comunicado divulgado à imprensa.

    A idéia da tecnologia BMI é baseada em um artigo científico do pesquisador Yukiyasu Kamitani, dos Laboratórios de Neurociências Computacionais da ATR. A pesquisa permite, por exemplo, que uma mão robô possa participar de uma brincadeira de "pedra-papel-tesoura" ao acompanhar as respostas hemodinâmicas do cérebro.

    Apesar de haver uma diferença de tempo de sete segundos entre o movimento do controlador e o do robô, os cientistas conseguiram uma precisão na decodificação de 85% dos gestos. A tecnologia, diferente de iniciativas atuais, não precisa de treinamento do usuário pois é capaz de traduzir diretamente a atividade cerebral relacionada a movimentos específicos de um indivíduo, divulgaram os institutos.

  • 16:11

    Independência é principal atrativo da casa própria

    A realização dos feirões da casa própria, que nesta quinta-feira (20) começou no Rio de Janeiro, traz à tona o sonho mais antigo do brasileiro, que é a compra do lar, vista como independência pelas famílias entrevistadas pelo durante a edição realizada em São Paulo, na semana passada.

    Ruth Leal mora no trabalho, uma casa de alto padrão em Alphaville, região nobre de Barueri (Grande São Paulo). Ela cuida de crianças e chefia uma equipe de empregados no local. Ela está prestes a alcançar o sonho da casa própria e o que mais quer é sua independência.

    Com 48 anos e três filhos já “criados e casados”, a governanta diz que está buscando um cantinho para chamar de seu.

    - Para eu ter minha privacidade, um apartamento é a melhor opção. Cansei de cuidar de quintal, lavar casa, cuidar de cachorro. Quero meu cantinho, minha independência.

    Ela diz que pretende parcelar a entrada e pagar seu imóvel em suaves parcelas de até R$ 500, em Carapicuíba (Grande SP). O imóvel de R$ 110 mil sai só no ano que vem, mas Ruth já tem ideia do que vai fazer por lá.

    - É pertinho de onde eu moro. Eu quero é levar minha chefe lá para tomar café comigo. Ela é um amor. Vou levar minhas amigas também para bater papo... E o namorado [risadas].

    Os três filhos, de 32, 24 e 20 anos, apoiam totalmente a ideia, segundo ela.

    A governanta é uma das que conseguiu subsídio do programa Minha Casa, Minha Vida, voltado para famílias na faixa com renda superior a três salários mínimos (R$ 1.530). O programa oferece mais de 35 mil imóveis na Grande SP.

    17:29

    Chevrolet Orlando poderá ter uma versão híbrida com tecnologia do Volt

    Apresentada em Paris no ano passado como uma proposta para substituir modelos como o Chevrolet Tacuma e HHR na Europa e EUA, a minivan Orlando chegou a estar ameaçada devido à grave crise que a GM enfrentou este ano.

    Agora, parece que o modelo tem seu projeto reiniciado e com uma missão ainda mais importante, introduzir a tecnologia híbrida do Volt em um modelo familiar nos EUA e outros mercados.

    Embora ainda não seja oficial, Bob Lutz disse que a futura minivan da GM poderá ter uma versão com tecnologia do Volt, já que compartilha a mesma plataforma do Cruze e Volt.

    Lutz admitiu que a GM realmente está estudando a idéia da introdução dessa versão da Orlando. Embora os custos das baterias de lítio e do conjunto motriz avançado, a GM poderá reduzi-los se aumentar a oferta de modelos equipados com a tecnologia.

    Em tempos de crise na Opel e com uma grande mudança de estratégia global, a GM poderia até introduzir o Orlando em mercados onde a plataforma Delta II seja utilizada.

    O Brasil poderia ser um candidato, substituindo-se a antiga Zafira pela nova Orlando depois da chegada do Cruze. Por que não?

    17:46

    Mariano Gago desmente defender pirataria

    O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, esteve e Madrid para um encontro europeu, no âmbito de um Fórum para Gestão da Internet (Foro de la Gobernanza de Internet) e, em conferência de imprensa, - segundo a Imprensa espanhola (como o «El País» ou o «Publico.es) - teria afirmado que a pirataria não tem necessariamente “de ser um inimigo da indústria cultural”, mas sim “uma fonte de progresso e globalização”. A pedido do Jornal «Ciência Hoje», o Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior (MCTES) enviou um comunicado a comentar o assunto e, nele, refuta “expressamente o sentido da notícia” e acrescenta ainda que se trata “possivelmente de uma incorrecta interpretação de um debate complexo”. No jornal «Público» (Portugal), uma fonte da tutela parece, igualmente, desmentir as citações atribuídas a Mariano Gago.

    17:59

    Perereca nariguda infla o órgão quando está chamando

    Pesquisadores da organização Conservação Internacional anunciaram nesta segunda-feira (17) a descoberta de novas espécies de animais nas montanhas Foja, na ilha Nova Guiné, que pertence à Indonésia. Entre as espécies está uma perereca que tem uma longa protuberância no nariz. O macho geralmente infla o nariz e o projeta para cima quando está chamando e o deixa flácido e apontado para baixo quando não está. Os cientistas dizem não saber exatamente qual é o objetivo disso. A expectativa é que o animal faça parte do gênero Litoria, também conhecido como o dos sapos de árvore australianos. A perereca foi achada num "golpe de sorte", quando o o herpetólogo Paulo Oliver observou o animal em cima de um saco de arroz no acampamento. A descoberta das novas espécies acontece no momento em que os cientistas alertam para a aceleração na perda de espécies à medida que o planeta fica mais quente e florestas e outros ambientes são destruídos. O grupo de novas espécies, que inclui vários mamíferos, um réptil, um anfíbio, doze insetos e uma ave, foi encontrado por uma equipe de cientistas indonésios e internacionais que integraram o Programa de Avaliação Rápida (RAP, da sigla em inglês) da Conservação Internacional, que explorou as remotas montanhas Foja no final de 2008.

    11:50

    Objectivo é rede piloto começar a funcionar em pleno, garante ministro.

    A rede nacional de carregamentos de carros elétricos começa a ser instalada «em meados deste ano», de forma a possibilitar «o pleno funcionamento da rede piloto» nas principais cidades do país, afirmou hoje em Paris o ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento.José Vieira da Silva, que integrou a delegação de Portugal à reunião de alto nível entre o primeiro ministro José Sócrates e o seu homólogo francês, François Fillon, declarou que o impulso à rede nacional de carregamento foi um dos resultados das reuniões setoriais à margem da cimeira, noticia a Lusa.

    José Vieira da Silva, que integrou a delegação de Portugal à reunião de alto nível entre o primeiro ministro José Sócrates e o seu homólogo francês, François Fillon, declarou que o impulso à rede nacional de carregamento foi um dos resultados das reuniões setoriais à margem da cimeira, noticia a Lusa.

    A mobilidade elétrica e a nanotecnologia estiveram no centro dos acordos hoje estabelecidos entre Portugal e França durante a quarta reunião de alto nível entre os dois países, afirmou José Vieira da Silva à margem do fórum de empresários e dirigentes de origem portuguesa de França.

    «A instalação da rede começa em meados deste ano de forma a que a rede piloto esteja em pleno funcionamento cobrindo as principais cidades do país e para que a comercialização dos carros elétricos, que tem apoios públicos, já não tenha dificuldades do ponto de vista do abastecimento», explicou José Vieira da Silva.

    Os acordos assinados com instituições francesas abrem «a possibilidade de Portugal ter muito rapidamente uma rede nacional de carregamento de carros elétricos, sejam eles quais forem, de fabrico francês, alemão ou japonês», disse o titular da pasta da Economia.

    «Isso é que torna Portugal atraente porque fá-lo-emos primeiro que muitos outros para que as empresas invistam em Portugal, como está a acontecer com a fábrica de baterias da Renault/Nissan para o carro eléctrico», acrescentou José Vieira da Silva.

    «A rede de carregamentos é para nós a questão fundamental porque torna Portugal um mercado interessante e prioritário para o desenvolvimento de outro tipo de negócios, nomeadamente da construção de componentes e a revitalização da indústria automóvel», frisou também o ministro da Economia.

    09:28

    A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou nesta quinta-feira (13) uma nota oficial garantindo que todas as informações encaminhadas pelas operadoras de telefonia são tratadas com o rigor previsto na legislação e regulamentação vigentes, ou seja, é respeitado o sigilo dos dados. O posicionamento é uma resposta à carta enviada pela Abrafix (Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado) ao presidente da agência, Ronaldo Sardenberg, na última terça-feira (11), questionando, do ponto de vista ético, a volta de funcionários da Telebras que, atualmente, trabalham na Anatel desde que a estatal havia sido desativada. Na carta, a Abrafix pede que sejam adotadas medidas cabíveis para evitar conflitos de interesse e garantir a confidencialidade dos dados das empresas concessionárias em relação à Telebras, estatal reativada para gerir o Plano Nacional de Banda Larga. A Anatel respondeu que todas as empresas reguladas devem fornecer as informações que forem solicitadas pelo órgão regulador e que o servidor público tem o dever de manter sigilo dos dados considerados sensíveis, sob pena de cometimento de falta disciplinar. A Anatel esclareceu, ainda, que os empregados da Telebras estão legalmente cedidos à agência e estão submetidos aos deveres e obrigações legais, dentre os quais está a manutenção do sigilo. Na última quarta-feira (12), Rogério Santanna, o novo presidente da Telebras, anunciou que pediria de volta os funcionários cedidos à Anatel.

    11:59

    Super Computadr Numa Tecnologia Chamada HECTOR. A tecnologia esta se tornando a maior coisa no mundo. Supercomputadores maior novidades das ciências ultimamente; uma das mais populares se chama HECToR. Este computador que se chama HECToR poderia ajudar a responder as maiores questões científicas. HECToR é o computador mais rápido do país e o um dos mais poderosos da Europa. Ele nos permitiria fazer pesquisas que nós simplesmente não poderíamos fazer de outra forma. Pesquisas que dariam uma mão para reforçar no estudo de correntes do oceano HECToR estaria apto em construir minúsculas partes para um computador avançado , compatível em fazer aviões de guerra menos visíveis ao radar. Outros projetos incluem pesquisas em supercondutores, motores de combustão a novos materiais. Recentemente os cientistas estão muito interessados nesta compatibilidade do Super computador porque ele já é conhecido entre eles; cientistas estão trabalhando num campo vasto desde cosmologia e física atômica a simulações de desastres e cuidados da saúde, também utilizados no computador. Esta máquina é uma das maiores descobertas desta época, alguns destes cientistas dizem, “Esta é a tecnologia que procurávamos”, esta máquina que significa HECToR que quer dizer Alta- Finalização- Computadorizada- Terascale- Pesquisa. Este super computador foi feito nos E.U.A. e fabricado uma das mais responsáveis companhias chamada Cray INC publicada este ano, e usada no estudo do mais importante governo em armas nucleares sem precisar de testes subterrâneos . A tecnologia está correndo muito rápido e os super computadores estão se tornando, não muito longe um dos maiores discernimentos no mund

    22:15

    Aparelhos possuem tecnologia sem fios para ligação aos televisores e software de partilha de conteúdos multimédia.

    Portáteis e televisores podem ter funções complementares e a Toshiba parece querer prová-lo. A nova gama de portáteis Satellite está apetrechada de tecnologia sem fios que permite aos portáteis comunicar com as televisões.

    O modelo A660 incorpora ainda um software que permite o acesso e a partilha de conteúdos multimédia entre os dois aparelhos – o Toshiba Media Controller. O portátil possui igualmente um processador Core i7 guad core e um ecrã de 16 polegadas, de acordo com a «Exame Informática».

    No entanto, a estrela deste Satellite é mesmo a tecnologia Wireless Display da Intel. Esta funcionalidade facilita a transmissão sem fios de vídeos e clips de música do portátil para um televisor. O mecanismo não interfere com a ligação Wi-Fi tradicional, para o acesso à Internet.

    O Satellite vem ainda com uma unidade de DVD e pode ser adquirido a partir do próximo mês de Junho, por um preço a rondar os 1100 euros.

    19:00

    A Sony apresentou nesta segunda-feira (10) a nova versão do portátil Vaio P. Mantendo o design longo e fino das versões anteriores, o modelo traz melhorias para aprimorar a portabilidade e agilidade.

    Com tela de 8 polegadas e 1600x768 pixels, o aparelho tem um sensor de movimento, que gira a imagem no sentido que o usuário estiver olhando. De acordo com a fabricante, o modelo é o primeiro da família Vaio desenhado para ser usado também enquanto se está em pé ou mesmo caminhando. Botões adicionais nas extremidades da tela permitem o controle do mouse com os dedos polegares.

    O aparelho é equipado com processador Intel Atom Z540, Windows 7 Home Premium, 2GB de memória, SSD de 64GB, Wi-Fi, WiMax, Bluettoh, 3G e bateria com mais de cinco horas de duração. O VAIO P11S1E tem 632 gramas e será vendido nas cores laranja, verde, rosa, preto e branco.

    12:25

    Muitos tucanos ainda apostam na chapa Serra-Aécio para vencer a eleiçãoA eleição presidencial deste ano pode significar mais do que a escolha do próximo presidente do Brasil. Ela coloca o PSDB e um de seus principais representantes, o governador de São Paulo, José Serra, no centro das atenções. Especialistas ouvidos pelo R7 disseram que uma terceira derrota para o PT pode colocar o PSDB em uma crise de identidade e abalar a carreira política de seu pré-candidato, o próprio Serra.O tucano completa 68 anos em março deste ano e, se não virar presidente desta vez, terá de esperar mais quatro anos para se candidatar, quando teria 72 anos, um ano a mais que o presidente Fernando Henrique Cardoso quando entregou a Presidência a Luiz Inácio Lula da Silva. Já o principal concorrente de Serra no partido, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, tem muito tempo pela frente. Ele completa 50 anos em março e é a outra grande aposta do PSDB de um dia voltar à Presidência. O cientista político e professor da UnB (Universidade de Brasília) Leonardo Barreto diz que em caso de nova vitória petista “Serra será um político derrotado e sem mandato”:- Ele vai precisar esperar para concorrer ao Senado daqui a quatro anos, quando a única vaga terá que ser disputada com [Eduardo] Suplicy (PT), o que não é nada fácil.

    12:17

    O Grupo CCE anunciou que, de janeiro a setembro de 2008, totalizou 479,5 mil PCs comercializados, o que significa um aumento de 57% em relação ao igual período do ano passado. No terceiro trimestre deste ano, o crescimento de PCs foi de 20% em relação ao mesmo trimestre de 2007. Em comparação ao segundo trimestre de 2008 (2T08), o aumento no volume de vendas obtido no 3º trimestre foi de 5%. O destaque das operações da empresa concentra-se no segmento de informática, onde o grupo é responsável pela fabricação de desktops, notebooks e monitores. O volume de vendas de notebook nos nove meses do ano teve um aumento expressivo de 242% em relação aos primeiros nove meses de 2007. Outro dado importante é a participação no mercado de notebook, no primeiro semestre de 2008, o grupo deteve 21%, segundo a fonte IT Data. "Em dois anos, o Grupo CCE vendeu 1 milhão de PCs no varejo. Esse dado demonstra a penetração e a força que a marca possui no país. Somos a única empresa brasileira responsável pelo desenvolvimento de seus próprios projetos e, com isso, conseguimos oferecer aos consumidores o que há de mais avançado em tecnologia mundial a preços mais competitivos", diz Synésio Batista, diretor de Relações Institucionais do Grupo CCE. Com previsão de lançamento até o final o final do ano, a companhia apresentará ao mercado brasileiro novidades em seu portfólio de desktops e notebooks.

    11:54

    A Nokia anunciou ter prestado uma queixa contra a Apple por infração de cinco patentes no iPhone e no iPad 3G, segundo informou a empresa finlandesa.

    As patentes em questão são relacionadas a tecnologias para reforçar a "transmissão de dados, usando dados de posicionamento em aplicações e inovações em configurações de antena para melhorar a performance e usar menos espaço, permitindo menores e mais compactos aparelhos", segundo o release da Nokia.

    Briga antiga

    Em outubro de 2009, a Nokia processou a Apple por infração de patentes relativas a dez tecnologias wireless.

    Em resposta, a empresa de Steve Jobs entrou com uma ação contra a Nokia, dizendo que a empresa havia infringido 13 patentes da Apple. De acordo com analistas consultados pelo blog Mashable, se a Apple fosse considerada culpada no processo inicial, poderia ter que pagar até US$ 1 bilhão à empresa finaldesa.

    A briga esquentou quando a Nokia prestou uma segunda queixa e ainda pediu à International Trade Commission (ITC) dos Estados Unidos que banisse a importação de produtos da Apple como os Macbooks, os iPhones e os iPods. Em seguida, a Apple pediu o mesmo em relação aos produtos da Nokia.

    22:13

    A gigante de eletrônicos sul-coreana Samsung concordou em pagar à Kodak uma indenização para por fim a um processo sobre uma disputa de patentes de tecnologia de câmeras digitais, revelou o fabricante de câmeras norte-americano nesta quarta-feira (23). O acordo segue uma decisão da semana passada pela Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos, que condenou a Samsung pela violação de duas patentes da Kodak em câmeras digitais. A Kodak inicialmente protocolou sua reclamação com a comissão em novembro de 2008, alegando que as câmeras digitais de celulares da Samsung e da LG Electronics haviam infringido a lei ao usar tecnologia patenteada pela Kodak. A Samsung então protocolou sua própria reclamação na comissão em fevereiro, afirmando que algumas câmeras da Kodak tinham violado suas patentes. A comissão é frequentemente escolhida para lidar com casos de quebra de patente porque pode suspender a importação de produtos que incluam tecnologia cuja patente é alvo de disputa. A Kodak não divulgou o valor a ser pago pela Samsung.